PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOLOGIA HUMANA

    Poder Público

    12/12/2016

    Sobre o Projeto

    Descrição

    INICIAMOS FORMANDO UMA EQUIPE DE ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS A CERCA DOS PROBLEMAS RELACIONADOS COM A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. COM UMA EQUIPE FORMADA INICIAMOS AS PRÁTICAS DE CRIAÇÃO DE PONTOS DE COLETA PARA DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS. CRIAMOS A ESTAÇÃO DE COLETA SELETIVA NA ESCOLA, A COMPOSTEIRA EM BALDE E DIRETO NA TERRA, PONTO DE COLETA DE RESÍDUO ELETRÔNICO PARA A COMUNIDADE, E O PONTO DE ARMAZENAMENTO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES. CRIAMOS TAMBÉM UM ABAIXO ASSINADO PARA PRESSIONAR O MMA A FAZER VALER A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. TUDO ESTÁ DESCRITO NO NOSSO SITE: WWW,MARF2.ORG .

    O que motivou a iniciativa

    O DIAGNÓSTICO AMBIENTAL FEITO NO INÍCIO DO ANO

    Principais resultados

    COMPOSTAGEM FUNCIONANDO E GERANDO ADUO PARA O VIVEIRO DE MUDAS E AGROFLORESTA PONTO DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO ESTABELECIDO NA COMUNIDADE VÁRIOS BAGS DE PAPEL, PLASTICO, METAL DESTINADO CORRETAMENTE ABAIXO ASSINADO PRESSIONANDO O MMA A FAZER VALER A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

    Desafios Enfretados

    O VANDALISMO, A DIFICULDADE DE FORMAR FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA E CANTINA

    Lições aprendidas

    RECOMENDAÇÕES: 1- A Equipe. Não é possível desenvolver um projeto de Educação Ambiental e Ecologia Humana sozinho. A Equipe de trabalho é fundamental e deve ter representantes de toda a comunidade que o projeto for acontecer. No caso de uma escola a Equipe deve conter a direção da escola, funcionários da limpeza, cozinha, guarita, professores e principalmente estudantes. 2- Formação continuada da Equipe. Mas para formar a equipe é importante se ter espaço democrático para a conversa entre os protagonistas do projeto. Em nosso caso criamos em horário contrário as aulas o que chamamos de monitoria ambiental. Noções básicas de saneamento, noções da crise ambiental que a cidade, o país, o planeta está vivendo é importante. 3- Diagnóstico da situação ambiental da escola e definição das metas. Com uma equipe preparada é hora de olhar para o espaço em que convivemos e traçar metas pra uma melhora do espaço. 4- Desenvolvimento das metas. É importante traçar um planejamento objetivo das metas traçadas e iniciar o trabalho com mais de uma frente sempre acompanhando os resultados. 5- Avaliação continuada dos resultados e propostas para novas metas. O planejamento não deve ser engessado. É importante uma postura flexível, plástica do que anda acontecendo nesta etapa do projeto. A avaliação é contínua, nunca para. 6- Reformulações das metas. Avaliando se modifica o que está ruim e se conserva o que está dando certo. É fundamental estar atento aos termômetro, aos indicadores. 7- Ampliar a visão para se perceber as pérolas locais. Cada escola tem uma tendência. O projeto não é uma receita de bolo. Em alguns locais se pede uma ação que é impossível desenvolver em outro local. 8- Registro sistemático e organização contínua do registro. Tire fotos de todas as etapas. O Antes e o depois é muito importante. Não deixe pra organizar as fotos e registros quando for prestar conta. Deixe tudo organizado em formato de apresentação. 9- Divulgue os resultados para a Equipe e, se possível, para a comunidade sempre. Tenha um jornal mural, ou um site, ou uma página com os registros online. Fazendo isto a Equipe se torna mais forte, incentivada e mais pessoas vão querer participar. 10- Participe de concursos, feiras, premiações. Isto estimula muito a Equipe. 11- Trabalhe com vivências. Aulas expositivas já fazem parte do cotidiano da comunidade escolar e pode afastar pessoas importantes. 12- Estimule o espírito de tribo, de equipe. A cooperação é fundamental para que o projeto tenha êxito. 13- Trabalhe com amor e estimule a cultura da paz. A busca pela paz consigo mesmo, paz com o outro e paz com a natureza carrega ensinamentos sagrados. 14- Estimule a independência da comunidade. Quanto menos precisarem de você mais duradouro será o projeto. A comunidade é capaz de transformar seu próprio destino. Para isso estimule as ideias da equipe. Lembre-se que ninguém é insubstituível. Um sistema saudável é capaz de se auto organizar.

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    cef 1 riacho fundo 2
    Endereço
    14 - 1A Etapa/ AE 1/2 - Riacho Fundo II, Brasília - DF,
    Equipe Técnica
    Rosângela Corrêa ADRIANO GALVÃO DE CARVALHO Renata Galvão de Carvalho Jeane Ramos de Sousa Jussara Sales de Melo Xavier Sonia Rocha Brito Daniela Farias da Silva Silvia Eulália de Sousa Leite Neyrelle Rosa da Silva Oliveira Iriana Maria Cardoso Cunha
    Instituições Parceiras
    Faculdade de Educação –  Área Educação Ambiental e Ecologia Humana - UnB –  Prof. Rosângela Corrêa Cooperativa Reciclo  de reciclagem de resíduos sólidos NOVACAP Administração Regional do Riacho Fundo 2 ABES-DF VIVEIRO DO LAGO NORTE NEA - PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA

    Categorias

    Executivo - Estadual/Distrital

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