INICIAMOS FORMANDO UMA EQUIPE DE ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS A CERCA DOS PROBLEMAS RELACIONADOS COM A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. COM UMA EQUIPE FORMADA INICIAMOS AS PRÁTICAS DE CRIAÇÃO DE PONTOS DE COLETA PARA DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS. CRIAMOS A ESTAÇÃO DE COLETA SELETIVA NA ESCOLA, A COMPOSTEIRA EM BALDE E DIRETO NA TERRA, PONTO DE COLETA DE RESÍDUO ELETRÔNICO PARA A COMUNIDADE, E O PONTO DE ARMAZENAMENTO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES. CRIAMOS TAMBÉM UM ABAIXO ASSINADO PARA PRESSIONAR O MMA A FAZER VALER A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. TUDO ESTÁ DESCRITO NO NOSSO SITE: WWW,MARF2.ORG .
O DIAGNÓSTICO AMBIENTAL FEITO NO INÍCIO DO ANO
COMPOSTAGEM FUNCIONANDO E GERANDO ADUO PARA O VIVEIRO DE MUDAS E AGROFLORESTA PONTO DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO ESTABELECIDO NA COMUNIDADE VÁRIOS BAGS DE PAPEL, PLASTICO, METAL DESTINADO CORRETAMENTE ABAIXO ASSINADO PRESSIONANDO O MMA A FAZER VALER A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
O VANDALISMO, A DIFICULDADE DE FORMAR FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA E CANTINA
RECOMENDAÇÕES: 1- A Equipe. Não é possível desenvolver um projeto de Educação Ambiental e Ecologia Humana sozinho. A Equipe de trabalho é fundamental e deve ter representantes de toda a comunidade que o projeto for acontecer. No caso de uma escola a Equipe deve conter a direção da escola, funcionários da limpeza, cozinha, guarita, professores e principalmente estudantes. 2- Formação continuada da Equipe. Mas para formar a equipe é importante se ter espaço democrático para a conversa entre os protagonistas do projeto. Em nosso caso criamos em horário contrário as aulas o que chamamos de monitoria ambiental. Noções básicas de saneamento, noções da crise ambiental que a cidade, o país, o planeta está vivendo é importante. 3- Diagnóstico da situação ambiental da escola e definição das metas. Com uma equipe preparada é hora de olhar para o espaço em que convivemos e traçar metas pra uma melhora do espaço. 4- Desenvolvimento das metas. É importante traçar um planejamento objetivo das metas traçadas e iniciar o trabalho com mais de uma frente sempre acompanhando os resultados. 5- Avaliação continuada dos resultados e propostas para novas metas. O planejamento não deve ser engessado. É importante uma postura flexível, plástica do que anda acontecendo nesta etapa do projeto. A avaliação é contínua, nunca para. 6- Reformulações das metas. Avaliando se modifica o que está ruim e se conserva o que está dando certo. É fundamental estar atento aos termômetro, aos indicadores. 7- Ampliar a visão para se perceber as pérolas locais. Cada escola tem uma tendência. O projeto não é uma receita de bolo. Em alguns locais se pede uma ação que é impossível desenvolver em outro local. 8- Registro sistemático e organização contínua do registro. Tire fotos de todas as etapas. O Antes e o depois é muito importante. Não deixe pra organizar as fotos e registros quando for prestar conta. Deixe tudo organizado em formato de apresentação. 9- Divulgue os resultados para a Equipe e, se possível, para a comunidade sempre. Tenha um jornal mural, ou um site, ou uma página com os registros online. Fazendo isto a Equipe se torna mais forte, incentivada e mais pessoas vão querer participar. 10- Participe de concursos, feiras, premiações. Isto estimula muito a Equipe. 11- Trabalhe com vivências. Aulas expositivas já fazem parte do cotidiano da comunidade escolar e pode afastar pessoas importantes. 12- Estimule o espírito de tribo, de equipe. A cooperação é fundamental para que o projeto tenha êxito. 13- Trabalhe com amor e estimule a cultura da paz. A busca pela paz consigo mesmo, paz com o outro e paz com a natureza carrega ensinamentos sagrados. 14- Estimule a independência da comunidade. Quanto menos precisarem de você mais duradouro será o projeto. A comunidade é capaz de transformar seu próprio destino. Para isso estimule as ideias da equipe. Lembre-se que ninguém é insubstituível. Um sistema saudável é capaz de se auto organizar.